60 anos ao seu lado

Contacte-nos

A Fábrica de Velas Condestável é uma empresa que resulta de cerca de 60 anos de história na produção de velas. Situada na freguesia de Cardigos, concelho de Mação, sempre dedicada à produção de velas, essencialmente para fins religiosos.

Cera de abelha era a matéria utilizada inicialmente para a produção de velas

A freguesia de Cardigos tem uma profunda e longa história na produção de velas, possivelmente devido à abundância de cera de abelha na região. Uma das primeiras fábricas de velas de que há memória na freguesia, dava pelo nome de Fábrica de Velas Tavares e Filhos, tendo-se seguido muitas outras. Atualmente, só na freguesia de Cardigos estão a operar três fábricas de velas, entre as quais a Fábrica de Velas Condestável.

António Martins da Silva

Fábrica de Velas Tavares e Filhos

Algures nos anos 60, António Martins da Silva, jovem habitante da freguesia de Cardigos, iniciou a sua vida profissional na mais respeitada fábrica de velas da região, a já mencionada Fábrica de Velas Tavares e Filhos, onde foi um dos responsáveis por apurar a cera. Porém, o destino levá-lo-ia a criar a sua própria fábrica. Por volta dos anos 70, com a ajuda de familiares e amigos, António Martins da Silva monta o seu negócio nas traseiras da sua casa, utilizando ainda métodos artesanais de produção. No decorrer do ano de 1983, é fundada a Fábrica de Velas Condestável Cardiguense, com novas e maiores instalações, onde foi possível dar início a uma aventura mais séria no mundo dos negócios e na produção de velas com grande êxito ao longo de 35 anos.

Em 2018, António Martins da Silva apresenta-se como um empresário de sucesso e com um espírito e vontade de trabalhar de um jovem, todavia, com 83 anos de idade dá-se então a passagem da gestão do negócio para os seus sucessores, nomeadamente, para o seu filho e neto. A fábrica adota uma nova identidade e estratégia, sem, contudo, esquecer o seu passado, nascendo assim a Fábrica de Velas Condestável, Unipessoal, Lda. Nos dias de hoje, António Martins da Silva, com o apoio dos seus sucessores, mantém-se como mestre e voz de comando do negócio, dando um e importante passo: a fábrica muda as instalações para um novo pavilhão, também em Cardigos, com melhores condições para a produção atual e para novos produtos.

Chegou o momento de vingar em novos mercados.

Tendo o privilégio de abastecer grandes santuários e igrejas, hoje, a Fábrica de Velas Condestável tem a ambição de ser reconhecida pelos seus stakeholders como uma referência na qualidade das velas e no atendimento ao cliente. Mantendo os valores do seu fundador António Martins da Silva de integridade e trabalho. No médio prazo o futuro das Velas Condestável, passa pela aposta no investimento em melhores condições de produção, na inovação e desenvolvimento de produtos e no recrutamento e formação de recursos humanos.